
ATIVIDADE 1
Entre no link abaixo e faça a leitura do texto: Letramento Digital e Ensino
de Antonio Carlos dos Santos Xavier, e faça a leitura da página 01 até a página 05.
http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf
ATIVIDADE 2
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57 comentários:
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O que vc entende por letramento digital? Como pensar o ensino e a aprendizagem nesse contexto da era da informação? As escolas estão preparadas para lidar com essa virtualidade? Como nós professores lidamos com esse desafio? Como ficam a leitura e a escrita nesse novo ambiente?
Segundo diz Antonio Carlos dos Santos Xavier letramento digital implica realizar práticas de leituras e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento e alfabetização.
Estamos vivenciando uma era totalmente digital e temos que adapta no ensino aprendizagem a essa nova tecnologia embora as escolas e principalmente os professores não estão muito preparados para essa nova etapa, devemos superar este desafio,uma vez que os alunos estão cada vez mais integrados a letramento digital. Portanto nós, profissionais da educação, temos que aproveitar essas estratégicas tecnologias para não só alfabetizar nossos alunos,mas torna-los “letrados”.
Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, os indivíduos estão rodeados de informações tecnológicas que a cada dia vem se modernizando.Hoje estamos vivendo num mundo completamente digital.Os educadores precisam repensar as estratégias de como ensinar as práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de alfabetização
As escolas estão avançando nesse mundo tecnológico, na verdade está sendo forçado, pois as crianças, os adolescentes e jovens já estão vivenciando e participando ativamente desse mundo digitalizado.
Com isso nós professores precisamos aproveitar das oportunidades que estão sendo oferecidas para desenvolver atividades com diferentes abordagens tecnológicas e que possamos não só alfabetizar nossos alunos, mas torná-los "letrados".
Segundo Antonio Carlos dos Santos Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos
modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se
compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual
estão os textos digitais é a tela, também digital. Infelizmente, em plena Era digital e tecnológica, nosssas escolas e a maioria dos professores não tem acesso ao computador e à internet. Muitos apenas trabalham suas aulas usando o livro didático e o quadro-giz. A maioria se recusa a adaptar-se a essa tecnologia que é utilizada por nossos alunos no seu dia-a-dia e, com isso, suas aulas se tornam desmotivantes. É preciso antes promover o letramento digital com os professores, para depois, transmitir essa nova forma de ensinar aos nossos alunos.
Segundo José Armando, o primeiro passo que precisamos saber é diferenciar Alfabetização e Letramento.
Alfabetização é o processo no qual o aluno adquire a tecnologia de ler e escrever, já o Letramento, é quando uma vez adquirido o método, o aluno precisa saber como utilizá-lo nas práticas sociais.
Pelo que entendo por Letramento ele vai além da Alfabetização, porque requer uma nova forma de pensar e agir, no caso do Letramento Digital é a capacidade de lidar e conhecer os variados recursos tecnológicos e digitais, saber manuseá-los e conhecê-los. O Letramento é a capacidade de fazer variadas leituras e competências.
Creio que já não é possível pensar a educação sem a inclusão digital, porque vivemos em um mundo em que a tecnologia se faz presente, já faz parte de nossas vidas. Acredito ainda que as escolas estão preparadas sim, para lidar com o advento das novas tecnologias, não podemos esquecer que a escola é uma continuação de nossa casa e de nossas vidas e rotinas tecnologias. Vejo que os educadores já estão preparados para conhecer e selecionar informações adequadas para o currículo escolar.
A leitura e a escrita continuam só que agora com a nova roupagem dos recursos tecnológicos, vejo ainda que cada qual tem seu valor e espaço nesse mundo contemporâneo pois cada qual trás sua magia.
Letramento digital é o conhecimento das novas tecnologias ex: computador, celular, palm top, notbook entre outros e seus recursos. O contexto da era da informação digital é mais amplo, diversificado e culto.A maioria das escolas ainda não possue local adequado para a implementação destes materiais informatizados, pois a falta de estrutura ainda conta muito. Segundo o autor o sujeito alfabetizado ainda nao experimentou os totais beneficios socioculturais. A preparação dessas escolas estão mudando aos poucos pois á diversos cursos preparatórios nessa área. Nós professores na maioria das vezes quando deparamos com algo novo desconhecido enfrentamos com medo pois tudo novo anceia medo, mas perseverante em conquistar um espaço nessa era digital. A leitura e a escrita nesse ambiente fica cada vez mais proporcional e adequado para com a era em questão pois todos se comunicam mais facilmente e rápido, e a leitura mais eficaz pois a diversidades de autores e livros proposto e imensa em relação ás bibliotecas públicas (livros encadernados).
Maravilha!!!
Estou gostando de ver, espero agora q os outros apareçam p/ interagir conosco tb.
Segundo Tapscott, a nova geração de usuários das tecnologias,tem crescido na rede de comunicações. Isso realmente é um fato real. Podemos observar que os alunos e os jovens em geral tem utilizado frequetemente as tecnologias. E necessário saber se eles estão aprendendo assuntos bons e importantes para seu crescimento intelectual, ou se estão brincando com as tecnologias. Na escola, na realidade de Jussara, ela esta preparada com bons equipamentos, e agora os professores dinamizadores estão fazendo o curso para ficarmos capicitados e atender com qualidade os alunos e toda a comunidade escolar. Para lidar com esse desafio é necessário ter informação, e saber trabalhar com os recursos que a internet tem.
Os sistemas educacionais propõemum "jeito novo de aprender" essa nova forma de aprendizagem é mais dinâmica, participativa e descentralizada da figura do professor. No letramento digital as pessoas precisam dominar um conjunto de informações como: computador, caixa eletronico,etc. A escola tem esse novo desafio que é letrar digitalmente as crianças e adolescentes que estão vivenciando essas tecnologias.
O letramento digital é uma nova forma de comunicação que utiliza os recursos de computadores, caixa eletronicos, bancos,senhas, etc. a escola tem esse novo desafio que é de letrar digitalmente as crianças e adolescentes que estão vivenciando essas tecnologias. as escolas estão preparadas com equipamentos, mas os professores precisam demais cursos e informações para preparar os alunos. Os sistemas educacionais propõem um "jeitonovo de aprender",essa nova forma de aprendizagem é mais dinamica participativa edescentralizada da figura do professor.
O Letramento Digital conduz a uma desmistificação da tecnologia, ao mesmo tempo em que coloca a possibilidade do pleno acesso à informação e aos meios de criação cultural, bem como de compartilhamento e produção de conhecimento. Atualmente estamos diante de uma série de transformações sociais e econômicas produzidas pela introdução das novas tecnologias, que afetam o modo de vida individual e coletivo e a possibilidade do letramento Digital inclui a habilidade para construir sentidos e não apenas domínio de equipamentos.
O uso da informática pelas escolas cresce a cada dia, tanto na área administrativa quanto na área pedagógica. Seu uso adequado oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, elementos fundamentais para a construção do conhecimento, no entanto esse crescimento do uso da tecnologia exige de nos educadores uma gama de conhecimento muito maior que a utilização das tecnologias convencionais. Dentro desta perspectiva, a formação dos educadores deve favorecer uma reflexão sobre a relação entre teoria e prática e proporcionar a experimentação de novas alternativas pedagógicas, aprimorando e apropriando novas práticas ressignificando-as, promovendo a transformação necessária., não há como negar a renovação no campo da leitura e escrita que é trazida pelas novas tecnologias, que passam automaticamente a fazer parte do cotidiano escolar, penso que o letramento será mais possível ainda com a utilização, não acredito que será uma nova forma de aprender a ler e escrever, mas sim um novo recurso que poderá auxiliar o educador no desenvolvimento da sua prática pedagógica, desde que este esteja preparado. Segundo antonio Carlos Santos" Ser letrado digitalmente"
Concordo com Antonio Carlos, pois vivemos em um mundo digital.Nossos alunos que vivem navegando se acostumaram a escrever por códigos e entendem-se muito bem entre eles. Interessante é saber que o autor ressalta a necessidade de conhecermos bem a escrita para exercermos nossa plena cidadania. Nossa missão então seria conscientizar nosso aluno da importância deler e escrever corretamente para aproveitarmos melhor o que o mundo digital pode nos oferecer. Nós educadores não podemos ficar atrás, precisamos acompanhar as novidades deste mundo digital.
Após a leitura do texto bem como as experiencias do cotidiano, entendo que letramento digital nao se trata apenas de ensinar a pessoa a codificar e decodificar a escrita;mas sim um conjunto que permitem as pessoas participarem nas patricas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletronicos no mundo do seculo XXI, bem como o de inserir praticas sociais as quais a escrita tem um papel significativo e que leve em conta que a inclusão digital, implica em praticas onde o computador tenha uma importancia relevante, e que levem as pessoas, aos poucos,e cada vez de forma mais autonoma a desenvolvam habilidades com a informatização.
Hoje já vivenciamos a inclusão digital nas escolas,lembrando que ainda há muito o que se conquistar em relaçao a informatizaçao, pois , o mito de que o professor será substituido pela maquina, ainda causa resistencia em alguns educadores, talvez seja por isso que as escolas nao se veem em sua totalidade preparadas a encarar o desafio. Contudo acredito que isso vá fazer cada vez mais com que nós professores, incoporemos praticas letradas por dispositivos eletronicos nos processos de ensino apredizagem.
Para o autor, Antonio Carlos Xavier, letramento digital é a neessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades que precisam ser trabalhadas pela escola, o mais rápido possível, de forma atender nossos alunos nesse mundo cada vez mais informatizado. Pensar o ensino aprendizagem dentro desse contexto é realmente dar um giro de 360° nas metodologias então utilizadas em sala de aula. Nossas escolas estão se preparando para isso, cada dia aumenta mais o número de laboratórios de informática nas escola, levando o aluno a estar cada vez mais conectado. Contamos também com a ajuda dos NTEs, para trazer aos professores e servidores da escola o desafio do letramento digital. Para nossas escolas esse assunto ainda é novo, e temos professores que lutam contra seus receios do novo e enfrentam o desafio de novos conhecimentos para melhorar sua prática pedagógica. Ainda é temos resistencia dentro do ambiente escolar, mas essas resistencias estão sendo vencidas de forma gradual à medida que o professor vai conhecendo as ferramentas e se alfabetizando, para chegar a verdadeiros leitores virtuais. Um abraço a todos os coleguinhas
wilma
Com base no texto Letramento digital e ensino de Antonio Carlos dos Santos Xavier.
O letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento e alfabetização.Ser letrado pressupõe assumir mudanças nos nodos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos.
De acordo com Xavier, o letramento digital está além do campo técnico, ou da decodificação de símbolos contidos no meio digital. É o uso dos recursos tecnológicos a favor da formação crítico-social dos educandos para que os mesmos vivam em sociedade de forma consciente e transformadora. Porém, como o próprio autor ressalta, para que isso ocorra é necessário uma “alfabetização básica”, pois é praticamente impossível compreender e ensinar o uso benéfico dos recursos digitais sem o entendimento técnico básico. O que se presencia nas escolas, mormente em relação aos docentes, é uma fase ainda aquém do que poderíamos chamar de alfabetização digital. Existe, hoje, um fosso entre o conhecimento digital do professor e do aluno, o qual tenho observado gerar um certo constrangimento aos docentes o que, de fato, restringe ainda mais o seu aprendizado digital. Conforme se observa também, muitos professores procuram se alfabetizar e chegar, quiçá, em um futuro próximo, ao letramento digital. Todavia, muitos destes asseveram que as altas cargas horárias os impedem de procurar este tipo de aprendizado e renegam a mercê este aparato tão útil ao meio pedagógico.
Neste sentido, as escolas perdem paulatinamente o espaço de bons aprendizados para sites de relacionamento e outros com conteúdos duvidosos ou com pouca contribuição para a formação crítico-social dos educandos. Conforme já havia observado, penso que devemos realmente aproveitar o fetiche que o meio digital desperta nos educandos para que os mesmos tenham uma outra visão deste meio e o redirecione à sua formação cidadã.
oi Cecília, infelizmente não consegui ler o texto, ele não abre, tb vou no endereço mas não consegui acha lo.
Abraços
Os professores não estão preparados para viver tão rapidamente a era digital como esta acontecendo é preciso que haja cursos de capacitação contínua nesse sentido, pois a cada dia há novas tecnologias e as vezes como educadores não estamos preparados para acompanhar tão rapidamente, temos que preparar,pois cada vez mais os alunos estão integrado ao mundo digitalizado,os jovens já estão participando ativamente desse mundo e os professores tem que integrar a esse letramento digitalizado o mais rapido possível,aproveitando as oportunidades oferecidas.
Muito bom o texto de Antônio Carlos dos Santos Xavier
Hoje principalmente para aquela pessoa que esta no mercado de trabalho e não faz parte do letramento digital sente se leigo, alheio ao assunto, isso é negativo para qualquer profissão, ao mesmo tempo de uma forma ou de outra todos lida com tecnologia digital, como o autor menciona no texto, lidando com bancos, cartão de créditos celulares...
Principalmente para professores, que estão ligados diretamente com o aluno, com essa juventude cada vez mais informada, antenada com as novas tecnologias e que faz delas parte de sua vida. Hoje temos o dever de acompanhar essa evolução ou nos tornamos inaptos a exercer nossa profissão.
Com esse conhecimento temos grandes recursos para tornar atrativas nossas aulas, tornar atrativa nossa escola. Não é somente ter conhecimento do letramento digital, é saber usar de forma adequada e fazer lo de forma qualitativa, além de proporcionar várias formas de alfabetização, interpretação, desperta curiosidade nas quais faz com que os alunos busquem respostas fazendo com que aprofundem seus conhecimentos.
Isso falo com experiência, temos em nossa escola uma equipe de professores que utilizam a tecnologia informatizada, os alunos mostraram grande interesse, formulam questões com entusiasmo, conseguem ótimas técnicas e apresentam bons resultados. Por exemplo, professores que trabalham aulas de espanhol no laboratório, aulas online. Já observamos um grande avanço no domínio nessa língua com as turmas que freqüentam as aulas no laboratório em comparação aquelas turmas restritas somente na sala de aula.
Nessa era do conhecimento, realmente está muito dificil para um profissional, principalmente para a classe dos professores, trabalhar de forma alheia à informática, pois ela está muito além do que sabemos e propomos aos nossos alunos, estes por sua vez, querem muito mais que uma simples aula de gramática,etc. suas expectativas vão além, o professor está à quem no letramento digital, a nova geração são "literate computer", e ai de quem não acompanhar, e aí entra uma questão de até pessoal, pois uma vez que as escolas não estão ainda preparadas para lidar com estes alunos, cabe ao professor se aperfeiçoar por conta própria, ou pelo contrário ficará à margem dessa evolução...
Estamos vivendo a era digital, e isso tem sido para nós educadores motivo de preocupação, pois uma vez deixando o tradicionalismo deparamos com uma realidade bem diferente das quais fomos alfabetizados. E isso nos leva a refletir que estamos frente a frente com o mundo tecnológico que desvenda mistérios e mistérios na vida de nossos jovens.
Se nós educadores não atentarmos para esse crescimento da educação virtual, temos que assumir que estamos incoerentes com a realidade de nossos dias.
De acordo com Antonio Carlos dos Santos Xavier no texto “Letramento digital e ensino” os indivíduos estão rodeados de informações tecnológicas que a cada dia vem se modernizando.
Assim, letramento digital não é só conhecer as tecnologias e sim saber usá-las. A escola tem a função de orientar os alunos nesse mundo digital, é de suma importância a escola se utilizar desses recursos para tornar aprendizagem significativa, pois as crianças, os adolescentes e jovens já estão vivenciando e participando ativamente desse mundo digitalizado.Infelizmente a realidade escolar é bem diferente do acontece no mundo, estas estão desprovidas de meios e recursos tanto financeiro quanto humano. É um grande desafio para os professores, principalmente os que foram alfabetizados dentro da tendência tradicional. Segundo Antonio Carlos dos Santos Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital. Assim, a comunidade escolar necessita se adequar a essa nova realidade.
Com base no texto em sugestão para leitura, podemos dizer que letramento digital é o conjunto de conhecimentos que permite às pessoas participarem das práticas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletrônicos no mundo contemporâneo.
Em geral as pessoas pensam em letramento digital como conhecimento técnico relacionado ao uso de teclados e programas de computador. Porém, letramento digital é mais abrangente. Inclui habilidades para construir significados a partir de textos multimodais, e familiaridade com as “normas” que regem a comunicação entre as pessoas através de computador e aparelhos eletrônicos.
Pensar em um ensino contextualizado à era da informação implica também em pensar em capacitação para os professores, pois ainda hoje, infelizmente, há muitos profissionais da educação que não tem familiaridade com a era digital. Muitos de nossos alunos estão mais atualizados ciberneticamente do que seus professores. Muitas de nossas escolas já conta com um laboratório de informática todo equipado, preparado para uso de professores e alunos empenhados em trabalhar de forma mais atualizada, e graças aos cursos do NTE estamos sendo preparados para lidar com essa era de informação.
Cabe a nós professores, instruir nossos alunos quanto à leitura e escrita adequados para cada tipo de ambiente.
Segundo Antônio Carlos dos Santos Xavier. O Letramento digital seria a assimilação e compreensão de um pré conhecimento adquirido enquanto alfabetizado. Pois o letramento: implica uma conjuntura mais específica, visando uma aprendizagem mais abrangente, sendo aplicada de forma mais inovadora e dinâmica, podendo efetivar a prática de leitura e escrita veiculada as novas tecnologias.
Sendo que as escolas precisam prever,planejar e efetivar ações no plano político pedagógico, para estarem propondo meios para preparar o educador, para o conhecimento e manuseio dessas tecnologias. E nós educadores devemos ser pesquisadores em todo o significado da palavra, sendo articulador, dinâmico, motivador e gestor de aprendizagens, procurando inovar a prática pedagógica, utilizando os recursos tecnológicos. Mesclando o velho e o novo, ciente que é preciso estar a todo momento atento as mudanças e usando as mesmas, para dinamizar o processo de ensino aprendizagem, voltado para a prática de conteúdos diversos para a compreensão e sistematização da leitura e escrita verbal e não verbal.
Letramento digital pressupõe o manuseio e a aropriação de recursos oferecidos pelas novas tecnologias como fonte de aprendizagem e construção do conhecimento.Por um lado pra nós que não fomos alfabetizados na era tecnologica , apresentamos um certo receio do novo e de como utitlizá-lo a nosso favor, mas para os nossos aluno, eu vejo que é uma forma de trazer a realidade para dentro da sala de aula.e isso contribui muito para o sucesso ndo processo ensino-aprendizagem
Antônio Carlos inicia o conteúdo “O surgimento das novas tecnologias de comunicação tem modificado muitas atividades da vida moderna.” Podemos perceber isso em todas as esferas da sociedade, desde as instituições mais simples às mais complexas. As tecnologias tem influenciado uma nova forma de comunicação e consequentemente de aprendizagem, por meios de novas práticas sociais e do próprio uso da linguagem em si.Assim, os profissionais de educação precisam desenvolver estratégias pedagógicas eficazes em seus mais variados espaços educacionais para enfrentar os desafios que o Século do Conhecimento coloca a nós e aos nossos alunos.
Segundo David Barton, o Letramento é uma prática cultural, sócio e historicamente estabelecida, que permite ao indivíduo apoderar-se das suas vantagens e assim participar efetivamente e decidir como cidadão do seu tempo, os destinos da comunidade à qual pertence e as tradições, hábitos e costumes com os quais se identifica. O letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento alfabetização. Em certo sentido, o letramento digital luta contra a idéia de ensino/aprendizagem como prenchimento das "mentes vazias dos alunos".
O texto de Antonio Carlos dos Santos Xavier nos faz refletir sobre as tecnologias e as constantes transformações que a mesma está desencadeando no processo educacional. A era digital está traçando um novo paradigma de letramento para nossos alunos onde os mesmos estão adquirindo um novo modo de aprender ou seja praticar a leitura e escrita com o uso das técnicas inovadoras.
Nessa perspectiva, o processo educacional está em transformação e isso desencadeia uma necessidade dos professores estarem repensando sua prática pedagógica, buscando avançar em suas metodologias, pois o uso dos computadores atualmente faz parte da rotina dos trabalhos de todos os educadores. Sabemos que ainda é um grande desafio, mas sabemos que nós professores estamos sempre nos capacitando em função da qualidade do ensino e essa será mais uma barreira que superaremos.
Letramento digital significa criar novos mecanismos de ensino-aprendizagem que acompanhe o ritmo da tecnologia e busque novos padrões diagolicos, de modo que a leitura e a escrita manifeste novos vínculos que revolucione a aprendizagem em suas inumeras facetas, contudo as escolas estão apenas em um processo de atualização, mas afinal como diria Freire "O mundo não é,o mundo está sendo" e por isso existe sempre novas possibilidades a serem descobertas e praticadas.
O texto de Antonio Carlos é muito verdadeiro, pois diz respeito a nova necessidade de aprendizagem mesmo para quem tem uma formação e é analfabeto em se tratando de tecnologias, e principalmente para aqueles que só possui uma aprendizagem superficial.
É necessario que saibamos tudo sobre as novas tecnologias,ou pelo menos o necessário para a prática pedagogica.Para conhecer e interagir com o mundo fora do nosso "mundinho" implica uma nova aprendizagem, o letramento digital,usar os meios que estão presentes em nosso dia-a-dia, como usar caixa eletronico, cartão magnético, compras pela internet e outros tantos recursos precisamos de uma outra alfabetização, um novo tipo de aprendizagem que exige comportamentos e raciocinios especificos. Por isso, que é de fundamental importância que as escolas ofereçam esse conteúdo, e não basta oferecer os conteudos é necessário oferecer também profissionais capacitados na área, professores cada vez mais interagidos e abertos a esse novo jeito de ensinar, desprendendo dos livros didáticos e do jeito arcaico onde professor fala, ensina e não aprendi junto com seus alunos.
Hoje estamos vivendo em um mundo completamente digital, os educadores necessitam de repensar as estratégias de como ensinar a pratica de leitura e escrita das diferentes formas de alfabetização no mundo atual. A humanidade esta sendo forçada a participar efetivamente deste mundo digital acredito que a maioria dos educadores está buscando adaptar as novas tecnologias, esses desafios estão integrados uma vez que os alunos já envolvidos com letramento digital. Os recursos tecnológicos têm seus valores e espaço tornando significativos na vida de cada ser.
A educação evidencia uma aprendizagem as novas tecnologias sem medida, ser alfabetizado a esse mundo integrar ao letramento digital é nosso grande desafio por isso nos professores e educadores de um modo geral, tem que ingressar a essas tecnologias para superar as dificuldades. Embora as escola equipadas as duvidas surgem por partes dos professores não preparados para lidar com esse avanço, superar é preciso, tornando assim letrados.
É inerente ao ser humano se adaptar as transformações tecnológicas dos últimos anos e ao crescimento do uso das novas tecnologias no dia-a-dia para melhor atuar e viver na sociedade. Nessa perspectiva a escola surge como um meio de proporcionar aos alunos o letramento digital, pois ela tem entre suas funções, formar cidadãos críticos e atuantes no mundo que vive. Visto que a construção do conhecimento e o processo ensino/aprendizagem é feita de forma que o aluno é agente do seu aprendizado, sujeito crítico e reflexivo, não somente alfabetizado mais sim letrado, podendo atuar de maneira efetiva na sociedade, assim a educação cumpre com seu objetivo de formar para a vida, quando o ensino é dinâmico, ampliando os horizontes dos alunos no mundo da informação e das novas tecnologias.
Li e gostei do que disse valente sobre letramento digital que é diferente de alfabetização como muita gente confunde e ainda não está presente como deveria nas escolas, onde os professores, em sua maioria ainda são analfabetos digitais. Veja a fala dele em 2006 sobre o assunto Letramento digital:
Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece nas escolas. Implantar essa nova consciência é o grande desafio.
Outros recursos, como o site de relacionamentos Orkut, a enciclopédia virtual Wikipedia, as comunidades de aprendizagem e o Ensino a Distância também são aliados no processo de letramento digital. Porém, apenas o uso de mídias não é suficiente. "Sem a presença do educador letrado digitalmente será difícil pensar que as novas tecnologias podem, sozinhas, revolucionar a educação", afirma Valente
Como podem ver não só ele mais outros estudiosos que ministram aulas academicas acham o mesmo e estou com eles "concordo em genero, número e grau", pois nós os dinamizadores que deveríamos saber um pouco mais ainda temos muito o que aprender.
Análise de recursos da web
Título do site: Portal do Professor
Endereço na Internet: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Os Conteúdos que mais me chamou a atenção, não por ter aberto o site, mais por ter feito uso do mesmo, foi a sala de aula, lá temos como planejar a nossa aula e principalmente, temos aula pronta para servir de diretriz para as minhas aulas, muito se aproveita das idéias já construídas. Outro fator relevante, temos nele acesso a Plataforma Freire, outro rumo a formação inicial, continuada, e até especialização, hoje inclusive me inscrevi em três opções de curso acho dez demais. Temos muitas outras coisas interessantes no portal do Professor. Veja um exemplo de sugestão de aula do Portal:
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Produzir releituras de forma criativa e com simplicidade.
Ampliar vocabulário.
Conhecer obras e vida de William Shakespeare e sua importância para a literatura inglesa e mundial.
Relacionar contextos históricos com atuais.
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicar o que aprenderam.
Interessar-se por leitura e produção de textos.
Interpretar e produzir textos poéticos a partir de análise de leituras.
Criar cartoons.
Duração das atividades
Oito horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog e de criação de cartoon.
Pesquisa na Internet.
Estratégias e recursos da aula
Nesta aula estaremos unindo imaginação com linguagem escrita, assim é importante que o professor:
Acesse previamente os links.
Assista o vídeo com antecedência.
Use-o quando estiver seguro do que contém e como utilizar.
Lembre que a concentração do aluno adolescente não é como a de um adulto. Portanto assista os vídeos em partes.
Apresente o segmento escolhido.
Apresente itens para que o aluno observe e comente após a sessão.
Analise, mostre ao aluno o que é importante, com rápidos comentários.
Observe as reações dos alunos.
Após a sessão debata com a turma:
- O que é contado? Como?
- Personagens: quem são, que valores são apresentados, mensagens, ideologia, modelo de sociedade apresentado, contexto histórico, linguagem utilizada.
1ª atividade: ......... Maiores informações acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6808
Em relação ao Domínio Público, no endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , certa vez nos pediram para usá-lo, pois estava a disposição e talvez deixaria de existir pelo pouco uso pelos professores, fui usá-lo, mais que tristeza achei enrolado demais, demorava muito a chegar onde precisávamos, quase desisti, mas hoje penso diferente, é também muito precioso e é rápido o acesso as informações tendo muito conteúdo que nos favorece.
Letramento digital é uma nova maneira
de realizar práticas de leitura e de escrita diferentes das formas tradicionais,considerando assumir mudanças nessas práticas, como imagens e desenhos, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela. Nessa época de informatização devemos repensar e procurar uma forma de adaptar a aprendizagem, favorecendo principalmente a aquisição do letramento digital do professor. Vale mencionar que a maioria das escolas não estão preparadas para lidar com toda essa virtualidade,o que gera certo conflito, pois o aluno já vem com certa bagagem nesse campo. A leitura e a escrita ficam mais aprazíveis, chamativas levando-os a compartilhar mais informações contribuindo assim com um grande salto no processo ensino-aprendizagem.
Segundo Antonio Carlos dos Santos letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de alfabetização, usando as novas tecnologias como ferramentas para adquirir conhecimentos de forma mais prazerosa e divertida pois estamos vivendo em mundo digital e não podemos fuguir dessa realidade, precisamos nos adaptá-las.
Nossos alunos já incorporaram esta nova tecnologia , cabe nos educadores não ficarmos para trás e sim acompanhá-los nesta caminhada.
Dentro da era da informática, a educação tradicional(mesmo inovadora), vai ficando cada vez mais para trás.A forma de letramento digital,deixa muito a desejar,as regras de escrita,de acentuações e pontuações são engolidas.Para haver aprendizagem, é preciso haver ensino, e para haver ensino é preciso que o educando sinta-se interessado.Assim,é necessário que o professor tenha jogo de cintura e aproveite o interesse do aluno onde ele apresentar este interesse.E este interesse está demostrado nas tecnologias que os mesmos tem acesso.Assim, nós educadores,temos que acompanhar estas deixas dos alunos e introduzir nossos objetivos dentro daquilo que eles gostam e se interessam.Assim, haverá aprendizagem dos educadores e educandos.É difícil, porque muitas vezes, não possuímos meios e nem suporte para tal.Temos que saber conciliar o velho e o novo método de ensino, para que a leitura e a escrita não fiquem somente nos livros.Professor tem que ser malabarista
Sabemos que estamos vivendo na era da informação, e de acordo com o texto lido quem não entrar no letramento digital estará "fora" do sistema, isto é, o mundo globalizado exige que nos atualizemos para viver em comunidades virtuais, assim sendo é necessário que nos adaptemos na era digital e mergulhemos neste mundo virtual.Embora as escolas ainda não estão preparadas para lidar com esse desafio, uma vez que muitas ainda não são informatizadas e as que são, não são bem equipadas, faltam máquinas e muitas destas estão sempre estragadas por falta de manutençao. É notavél também a dificuldade ou "prequiça" que nossos alunos têm de ler na tela, pois o que lhes enteressam são apenas os jogos, o orKut, etc.
Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, os indivíduos estão rodeados de informações tecnológicas que a cada dia vem se modernizando. Hoje estamos vivendo num mundo completamente digital.Os educadores precisam repensar as estratégias de como ensinar as práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de alfabetização, as escolas estão avançando nesse mundo tecnológico, na verdade está sendo forçado, pois as crianças, os adolescentes e jovens já estão vivenciando e participando ativamente desse mundo digitalizado.
Com isso nós professores precisamos aproveitar das oportunidades que estão sendo oferecidas para desenvolver atividades com diferentes abordagens tecnológicas e que possamos não só alfabetizar nossos alunos, mas torná-los "letrados".
O autor lembra que os tipos de letramentos mudam porque são situados na história e
acompanham a mudança de cada contexto tecnológico, social, político, econômico ou cultural em uma dada sociedade. Além disso, os letramentos são modificados também pelas instituições sociais, cujas regras e valores estabelecem uma relação de luta pelo poder que, por sua vez, persuade sutilmente ou “convence” pela força uma comunidade inteira a aprender o tipo de letramento que lhe é apresentado como oficial, logo, que deve ser obrigatoriamente assimilado.
Não queremos discutir aqui o envelhecimento de um tipo de letramento nem tampouco desejamos avaliar o risco de substituição do letramento alfabético pelo digital. O que buscamos, na verdade, é mostrar o processo de absorção e síntese de tipos de letramento (alfabético + digital), que está ocorrendo atualmente. Neste processo, observa-se que um tipo de letramento tem o outro como ponto de partida, ou seja, o alfabético está servindo de apoio para a aprendizagem do letramento digital.
Confesso que ainda confundo alfabetização com letramento,entendo que alfabetizaçao é o que o ato de ler escrever mas de forma simples em textos simples,o individuo ainda não se apropriou completamente das habilidades de leitura e de escrita, isto é, aquele indivíduo que,mesmo tendo passado pela escola, ainda lê com dificuldade, de modo muito superficial e
escreve com pouca freqüência já o letramento e o uso mais elaborado da alfabetização seria a capacidade de enxergar além dos limites do
código, fazer relações com informações fora do texto falado ou escrito e vinculá-las à sua
realidade histórica, social e política .O letramento digital seria o uso que se faz das letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro.quanto as escolas e professores, acredito nao estarem preparados para lidar com essa virtualidade,encontramos ainda professores irredutiveis as novas tecnologias em quebrar com antigos paradigmas
Letramento digital significa ter capacidade de entendimento e entrosamento com o mundo eletronico e digital que nos cercam e a partir disso colocar esse mundo digital e eletronico a serviço do bem estar social de todos. O ensino aprendizagem precisa se adequar para conseguir acompanhar tantas informações e a rapidez delas, por isso é que escolas e educadores precisam correr contra o tempo e se prepararem, pois infelismente, esse mundo virtual ainda é muito pequeno para muitas escolas e professores.Vejo que há um enorme esforço de educadores no sentido de se prepararem melhor para essa nova realidade deste milenio, no entanto, é uma tarefa árdua e desafiadora para todos.Precisa que a leitura e a escrita caminhem junto com essas mudanças e que o mundo digital nao levem crianças e adolescentes a perderem o gosto e encanto pela leitura de um bom livro.
É a habilidade de construir sentidos através do domínio das tecnologias.Não basta simplesmente ter acesso aos computadores e, sim capacitar tanto professores como alunos para que tenham acesso e o uso das novas tecnologias
Com base no texto lido, pode se dizer que o letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento. Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais. O letramento digital luta contra a ideia de ensino/aprendizagem como prenchimento das mentes vazias dos alunos, ou de uma educação pautada de informações sem significado para o aluno, nesse sentido Paulo Freire cita a educação bancária, quando diz que muitas escolas vêem o aluno como um depósito de informações. Essa ainda é a realidade de muitos professores que não utilizam a tecnologia como forma de melhorar o ensino em sala de aula. Para Graff (1998), o letramento é sempre pensado e construído para atender a cada situação e a cada Projeto Pedagógico. Concuindo cito Freire (1982) que diz que toda pessoa precisa ser um letrado digital, isto é, fazer-se cidadão do mundo também através dos processos digitais disponíveis.
Segundo o autor, estamos vivendo na era da informação, e de acordo com o texto lido quem não entrar no letramento digital estará "fora" do sistema, isto é, do mundo globalizado, pois, o mesmo exige que atualizemos para que possamos ter condições de viver em comunidades virtuais. Embora as escolas ainda não estão totalmente preparadas para lidar com esse grande desafio, uma vez que muitas ainda não são informatizadas e as que são, não estão bem equipadas, faltam máquinas e muitas destas estão sempre estragadas por falta de manutençao. É notavél também a dificuldade que nossos alunos têm de ler na tela, pois o que lhes enteressam são apenas os jogos, o orKut,MSN e outros.
25 de fevereiro de 2010
Estamos vivenciando uma era totalmente digital e temos que adaptar a essa nova tecnologia. As escolas precisa superar este desafio,uma vez que os alunos estão cada vez mais integrados a letramento digital. Portanto os profissionais da educação, tem que aproveitar as tecnologias nao so para alfabetizar alunos,mas torna-los capazes de lidar e conhecer os variados recursos tecnológicos
Nas sociedades contemporâneas, alfabetizar e letrar são realmente prioridades da escola. No entanto, em meio aos avanços tecnológicos de informação e comunicação, surge a necessidade de se investir em outro tipo de letramento, que não se restringe ao alfabético, trata-se do letramento digital, o qual é imprescindível para a formação humana. Considero o letramento digital como a apropriação da linguagem, isto é dos códigos representados pelas mídias, de modo que, além de conhecê-la, o indivíduo possa fazer uso desta linguagem com funcionalidade. Para David Barton (1998), a capacidade de enxergar além dos limites do código, fazer relações informações fora do texto falado ou escrito e vinculá-las à sua realidade histórica, social e política são características de um indivíduo plenamente letrado. Por estarmos vivendo a era da informação, precisamos repensar o ensino e a aprendizagem nesse contexto. Sendo assim, as escolas devem se preparar cada vez mais para lidar com as novas tecnologias, explorando-as de forma pedagógica e significativa. Os professores, portanto, devem assumir um papel extremamente importante, que é o de mediar e articular esse processo de construção do conhecimento. Hoje, as tecnologias estão em toda parte e são utilizadas sem distinção. Por isso, devemos primar pela inclusão digital, fazendo com que nossos alunos reconheçam os aparatos tecnológicos não apenas como um meio de facilitar a comunicação e as nossas atividades cotidianas ou de promover entretenimento, mas sim, como recursos que propiciam a aprendizagem. Nesse caso, o desafio dos professores torna-se ainda maior, pois precisam rever suas metodologias e mudar o jeito de "dar aulas", principalnente no que se refere às práticas de leitura e escrita. Para chegar ao letramento digital, o aluno deve saber ler e escrever dentro do sistema alfabético, mas acima de tudo, deve desenvolver habilidades e competências para ler e interpretar o mundo com consciência crítica.
Ery, disse...
O letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferente das formas tradicionais de letramento e alfabetização.
Nos últimos anos a tecnologia vem se expandindo e ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas.
O uso da informática tem se tornado comum em todos os momentos da vida do indivíduo: em casa, no trabalho, no lazer e ultimamente tem se difundido no meio escolar. Como se vê, nos dias atuais, se faz necessário ter conhecimentos básicos de informática e demais mídias (TV, Vídeo, DVD etc.) para que a comunidade escolar possa acompanhar os avanços tecnológicos constantes.
O uso de recursos de alta tecnologia na educação, particularmente com computadores em rede, dinamiza o processo de ensino-aprendizagem, qualificando a construção do conhecimento pelo educando. O correio eletrônico e a possibilidade de usar os computadores para realizar muitas tarefas de forma compartilhada, aperfeiçoam as habilidades de comunicação dos alunos, influindo positivamente em sua socialização e em suas capacidades de trabalho cooperativo.
Letramento digital implica no conhecimento tecnológico em condições de ser repassado aos alunos como forma de suporte e interaçao ao possível conhecimento adquirido. Embora em várias escolas ainda não possue laboratorios e em muitas outras nem internet, os professores das mesmas não esta preparado para tal, mas vejo com bons olhos essa tecnologia, que cada dia vem me aprimorando. Será que teremos um dia condições de estar letrados a altura do que nossos alunos precisam?
Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, hoje estamos vivendo num mundo completamente digital.Os educadores precisam repensar as estratégias de como ensinar as práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de alfabetização.
José Armando Valente - pesquisador da Unicamp - também fala sobre o letramento digital e quais desafios isso representa na educação.
Segundo ele, primeiro, é preciso saber diferenciar alfabetização e letramento. Ele explica que alfabetização é o processo no qual o aluno adquire a tecnologia de ler e escrever. Já o letramento, é quando, uma vez adquirido o método, o aluno precisa saber como utilizá-lo nas práticas sociais. Dessa mesma forma é que se enquadra o letramento digital, que pode ser fraco (conhecimento básico e uso banal das mídias) ou forte (utilização das mídias para tomar consciência da realidade e transformá-la).
Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece na mairoia das escolas. Implantar essa nova consciência é o grande desafio.
"Saber como utilizar a tecnologia não é um processo diferente de aprendizagem, são neurônios que se conectam. A mudança está no contexto do processo educacional, com outras linguagens, com trabalhos compartilhados em rede e outros recursos", afirma Valente.
Fotografia, internet, vídeos, sons, jogos, DVDs, CR-Roms e outras mídias são os instrumentos de trabalaho dessa nova cultura e as possibilidade de ensino são multiplicadas se utilizado um processo digital. É possível formar redes descentralizadas para incentivar a interação; trabalhar com imagens (fator que modifica o conceito de comunicação); navegar em textos da Web; utilizar animação para simplificar atividades complicadas e propiciar aos estudantes o sentimento de serem autores de seus trabalhos, uma vez que tudo pode ser publicado por eles mesmos e, se pertinente,até exibido na internet.
A meu ver a maior dificuldade de se trabalhar com essa virtualidade está no fato de que a maioria dos professores não estão preparados para isso, ou seja, eles mesmos não dominam tais tecnologias. Daí a necessidade de, primeiro, trabalhar com o professor, para então ele estar apto a lidar com o desafio e passar aos alunos
Muito esclarecedor o texto de Antonio Carlos Xavier. Podemos conceber letramento digital como uma nova modalidade ou tipo de letramento ligada às novas tecnologias de comunicação, máquinas eletrônicas e digitais como: computador, internet, cartão magnético, caixa eletrônico, datashow, aparelhos celulares, etc, onde é exigido dos indivíduos, aprendizagem de comportamento e raciocínio específicos, a fim de dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais para manipularem estas novas tecnologias e usufruí-las de forma positiva nesta nova época.
Na era da informação é preciso saber ler e escrever os novos códigos e sinais verbais e não verbais como imagens e desenhos, sons, traduzidos não mais só em folhas de papel, ou aos tradicionais veículos de comunicação como jornais, revistas, radio, TV, mas em uma tela digital, onde estão os textos digitais.
O professor não é mais aquele que detem o conhecimento, mas aquele que estimula e direcione uma boa aprendizagem, já que o conhecimento está ao alcance dos alunos de forma descentralizada, independente e autônoma quando suprem suas necessidades e interesses imediatos ao fazerem uso frequentemente das tecnologias de comunicação digital. Pelo intercambio de informações na rede, estes adolescentes ensinam e aprendem mutuamente. Então para acompanhar esses aprendizes audaciosos da geração digital, o professor também tem que mudar sue perfil e sua pratica pedagógica. O mestre agora precisa ser pesquisador, articulador do saber, gestor de aprendizagens, consultor que sugere, motivador da aprendizagem pela descoberta. Ele precisa aprender e aplicar o “jeito novo” de ensinar e aprender e considerar as implicações para o aluno desse novo jeito.
Acredito que a maioria das escolas, principalmente as publicas não estejam preparadas para lidar com esta virtualidade. Mas é preciso disseminar discussões a esse respeito e procurar adequar seus recursos metodológicos, tecnológicos e humanos a essa nova realidade que se impera, não é possível fugir a essa realidade. Logo o papel da equipe gestora deve ser inovador, ser aberto e acompanhar as novas mudanças e, sobretudo, ser motivador de mudanças, porque muitos professores têm medo, se sentem inseguros, não gostam das novas tecnologias, mas em contrapartida existem aqueles que são apaixonados pelo “novo jeito” e contagiantes e fazem diferença.
Como revela Antonio Carlos dos Santos Xavier, o letramento digital requer que o sujeito assuma uma nova maneira de realizar as atividades de leitura e de e escrita, que pedem diferentes abordagens pedagógicas que ultrapassam os limites de ensino em vários aspectos:
• Velocidade do próprio ato de apreender, gerenciar e compartilhar as informações;
• Verificação on-line pela Internet da autenticidade das informações apresentadas com
condição de comprovar ou corrigir os dados expostos virtualmente em um site da grande
rede,
• Ampliação do dimensionamento da significação das palavras, imagens e sons por onde chegam as informações a serem processadas na mente do aprendiz; crescimento da participação de outros interlocutores na “composição coletiva” e, às vezes, simultânea de textos na Internet como ocorre com os chats (conversas por escrito e auxiliadas por ícones de modo simultâneo e à distância entre várias pessoas de diversas partes do país ou do mundo), bem como acontece com as hiperficções colaborativas (que consistem na escrita de um texto literário na rede com a colaboração real de várias pessoas no espaço virtual).
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