sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ATIVIDADES DO PERIODO DE 27/11 A 06/12/2009

ESTAMOS NA RETA FINAL

ATIVIDADE1-

Planejar é bom e necessário


1. Agora que você conheceu e explorou alguns recursos/conteúdos digitais disponíveis na web e refletiu sobre a possibilidade do seu uso na sala de aula, retome a postagem “Análise de recursos da web” que você fez em seu blog na semana anterior.

2. Pense em um tema gerador que esteja de acordo com o conteúdo que você está abordando com a turma a qual você trabalha;


3. A partir desse tema elabore uma seqüência de atividades com o uso do conteúdo e/ou recurso que você escolheu e analisou na atividade de
“Análise de recursos da web”;

4. Busque integrar outros recursos para enriquecer a aula e proporcionar uma melhor aprendizagem para o aluno (texto, vídeos, apresentação, música, etc) em especial os que se encontram disponíveis na Internet;

5. A partir do que você vem vivenciando neste módulo, pense na possibilidades de utilização dos recursos da web que podem favorecer ao seu aluno:
a) O registro da aprendizagem em relação ao conteúdo proposto;
b) A aprendizagem colaborativa com o uso de
ferramentas de interação;

PS.
Não se esqueça de que neste módulo já experimentamos alguns

OBSERVAÇÃO
  • Lembre-se de que o detalhamento da(s) atividade(s) é fundamental para a qualidade do ensino. Por isso procure registrar o seu plano por etapas de forma clara o objetiva.
  • É importante considerar que as vezes é preciso bem mais do que uma aula para finalizar uma unidade de estudo.
  • Ao listar os objetivos procure definir as competências a serem desenvolvidas pelos alunos. Se quizer consulte no endereço abaixo a lista de verbos e a taxonomia de Bloom para facilitar a redação dos objetivos de aprendizagem.


Sua escola na Web.

seu significado e os aspectos que devem considerados na sua concepção e construção.



OBS. Para fazer essa atividade você deve:
1. Ao clicar no link, rolar a barra de rolagem para visualizar a caixa de texto que fica no rodapé da página;
2. Digitar as informações que se pede e depois clicar em "Enviar mensagem"



Atividade 2 - Sua escola na net


  1. Abra o seu blog, crie uma nova postagem com o título “Diário de Bordo da semana de 15 à 22/11/2009”
  2. Elabore um diário de bordo que registre as atividades desenvolvidas, neste período: as suas dúvidas, dificuldades, certezas, o que você aprendeu, as experiências que vivenciou...
  3. Entre no link abaixo e faça a leitura do texto "Construção do blog da escola"


Atividade 3

  • Abra um editor de texto (Word ou Writer)
  • A partir da leitura realizada, monte um design/esboço do blog da sua escola no formato de tabelas contendo: o título os objetivos do blog, os dados, a logomarca da escola, se tiver, os links que aparecerão na home page, etc. Pesquise e visite alguns sites de escolas para você ter maior inspiração;
  • Entre no Google Docs com o seu e-mail e senha do gmail e publique o seu esboço;

  • Depois de publicado o esboço, copie o endereço;
  • Abra o seu blog, crie uma lista de link com o título "Esboço do blog da escola" e disponibilize-o como link

Atividade 4 - (Diário de Bordo)

  • Abra o seu blog, crie uma nova postagem com o título “Diário de Bordo das semanas de 10/11 à 06/12/2009”
  • Elabore um diário de bordo do módulo 3. Registre nele as as atividades desenvolvidas, as suas dúvidas, certezas, percepções quanto ao seu trabalho, ao trabalho da professora, déias, sentimentos, aprendizagens, etc.

  • Crie dentro de seu diário de bordo um local para relacionar suas dúvidas e curiosidades ligadas ao uso dos recursos estudados.

Nenhum comentário: